EGM Aço Inox BH

Inox na área da saúde

Sabemos que o aço inoxidável é um material de alta resistência e durabilidade que vem ganhando espaço em diversos mercados pelo mundo. Mas você sabia que é comum o uso do inox na área da saúde?

Por mais estranho que possa parecer, está presente o inox na área da saúde pelos mesmos motivos que ele é usado na área da alimentação. Por ser um material extremamente higiênico e fácil de limpar, além de não causar reações químicas com os produtos que entram em contato.

Os motivos pelos quais tornou-se famoso o inox na área da saúde.

Quando se trata de saúde, existe uma grande preocupação  com possíveis micro-organismos que podem estar escondidos em utensílios ou em objetos utilizados em cirurgias e outros procedimentos médicos que envolvem um contato direto do paciente com corpos estranhos. A facilidade de limpeza e a natureza asséptica do inox é o que torna ele tão utilizado na área da saúde em geral, seja em instrumentos ou até mesmo em macas.

Uma vantagem que passa batido por muitos leigos é a ausência de magnetismo. Que facilita muito na hora de fazer qualquer intervenção em pacientes que possuem marca-passo ou outros tipo de medidas que o magnetismo pode interferir.

Um investimento

Quem trabalha ou estuda na área da saúde sabe que os instrumentos médicos tem um valor de mercado muito grande. Em diversos cursos, como o de odontologia, o aluno vai lentamente adquirindo as ferramentas que eles precisam para exercer a profissão e muitas vezes recebem eles como presentes ou doação de familiares e colegas de trabalho.

O alto valor dos instrumentos é o que torna famoso o inox na área da saúde. Por ser um material de alta durabilidade e resistência, o longo tempo de vida dos instrumentos médicos feitos de inox são um dos motivos pelo qual é um dos materiais mais procurados e também um únicos disponíveis para esse tipo de ferramenta.

Ambiente controlado

Podemos dizer que qualquer ambiente da área da saúde é um grande “palácio de inox” porque não é incomum achar o material sendo utilizado em cadeiras, bancadas, bandejas e em tudo que for possível.

Por causa do lucro que a durabilidade do material tem quando pensamos na utilização desse equipamento por longo prazo e também por causa de todas as vantagens que o inox na área da saúde traz,  como sua natureza higiênica e asséptica, ele é o metal perfeito para se criar um ambiente controlado onde existe a menor incidência possível de vírus, corpos estranhos e germes.

Na próxima vez que você for a um hospital ou posto de saúde, dê uma olhada nos objetos que te cercam e com certeza você vai perceber que a maior parte deles é composta de inox e onde ele não está presente é provavelmente porque não é um objeto que entra em contato direto com os pacientes.

O metal que revolucionou o mundo também está  presente nas nossas melhores instituições de saúde, não é de se espantar!