Todo dia a gente lida com diversos materiais que a gente conhece só de ouvir falar: ferro, plástico, cerâmica e o famoso aço inoxidável também conhecido como  Inox. Mas afinal, o que é aço inoxidável?

O nome já diz tudo: aço inoxidável. É um aço que não oxída, ele é muito mais resistente à corrosão causada pelo tempo ou água. Isso acontece porque é um aço que é ligado ao Cromo e ao Niquel, tornando ele inoxidável.

Foi criado em 1921 por Harry Bearley, que pretendia criar um metal mais resistente à pedido de clientes que eram fabricantes de armas. Eles queriam um metal que aguentasse as altas temperaturas no interior dos canos de armas de fogo. O experimento dele acabou não dando muito certo, em vez de criar um metal mais resistene, ele criou um metal que não se corroía e dai que veio o aço inoxidável que foi primeiro aplicado à talheres e depois ganhou o mundo com aplicações diversas em várias áreas da indústria e da engenharia.

É um material que não se destrói com grande facilidade por ser naturalmente resistente e por não se corroer, por isso ele é usado para diversos fins como:

  • Na indústria: em silos e máquinas que lidam com produtos químicos como o petróleo pois ele é altamente resistente a qualquer tipo de ação química e não se corrói por causa da nature inoxidável do aço. É perfeito para armazenar algo sem causar nenhuma reação no produto.
  • Na construção civil: Por ser um metal altamente durável, forte e relativamente leve, ele é perfeito para se usar em construções que vão durar por muito tempo.
  • Utensílios domésticos: Especialmente em panelas, frigideiras e outros utensílios que tem contato direto com a comida. Como ele não causa nenhuma reação química, não existe alimento ou processo de cozimento que cause algum dano ao utensílio e os alimentos não são infectados pelo metal. Ele também é usado muito em eletrodomésticos pelo mesmo motivo.
  • Em automóveis: Por serem bens duráveis, o aço inoxidável é muito usado para construir veículos, assim eles duram por muito tempo sem ferrugem.

De modo geral, podemos dizer que o aço inoxidável é um dos metais mais usados e populares nos dias atuais. Por causa da sua resistência, longa vida e da sua facilidade de produção e aplicação, ele é usado por diversos segmentos do mercado e pode ser encontrado em vários lugares diferentes da cidade e até mesmo dentro da nossa casa. Se você der uma olhada no lugar que está agora, garanto que encontro aço inoxidável em pelo menos três objetos diferentes, seja no próprio computador ou celular que está usando para ler esse artigo ou até mesmo na cadeira que está sentado, mesa que está usando, enfim, ele realmente é muito popular!

inoxidavel

O aço inoxidável também é popular por causa da sua aplicação estética, muitos clientes de arquitetos e compradores de utensílios domésticos preferem o metal não só pelas suas características mas também pela sua aparência moderna e tecnológica.

%d blogueiros gostam disto: