Sabemos que o aço inoxidável é um material de alta resistência e durabilidade que vem ganhando espaço em diversos mercados pelo mundo. Mas você sabia que é comum o uso do inox na área da saúde?

Por mais estranho que possa parecer, está presente o inox na área da saúde pelos mesmos motivos que ele é usado na área da alimentação. Por ser um material extremamente higiênico e fácil de limpar, além de não causar reações químicas com os produtos que entram em contato.

Os motivos pelos quais tornou-se famoso o inox na área da saúde.

Quando se trata de saúde, existe uma grande preocupação  com possíveis micro-organismos que podem estar escondidos em utensílios ou em objetos utilizados em cirurgias e outros procedimentos médicos que envolvem um contato direto do paciente com corpos estranhos. A facilidade de limpeza e a natureza asséptica do inox é o que torna ele tão utilizado na área da saúde em geral, seja em instrumentos ou até mesmo em macas.

Uma vantagem que passa batido por muitos leigos é a ausência de magnetismo. Que facilita muito na hora de fazer qualquer intervenção em pacientes que possuem marca-passo ou outros tipo de medidas que o magnetismo pode interferir.

Inox na área da saúde

Um investimento

Quem trabalha ou estuda na área da saúde sabe que os instrumentos médicos tem um valor de mercado muito grande. Em diversos cursos, como o de odontologia, o aluno vai lentamente adquirindo as ferramentas que eles precisam para exercer a profissão e muitas vezes recebem eles como presentes ou doação de familiares e colegas de trabalho.

O alto valor dos instrumentos é o que torna famoso o inox na área da saúde. Por ser um material de alta durabilidade e resistência, o longo tempo de vida dos instrumentos médicos feitos de inox são um dos motivos pelo qual é um dos materiais mais procurados e também um únicos disponíveis para esse tipo de ferramenta.

Ambiente controlado

Podemos dizer que qualquer ambiente da área da saúde é um grande “palácio de inox” porque não é incomum achar o material sendo utilizado em cadeiras, bancadas, bandejas e em tudo que for possível.

Por causa do lucro que a durabilidade do material tem quando pensamos na utilização desse equipamento por longo prazo e também por causa de todas as vantagens que o inox na área da saúde traz,  como sua natureza higiênica e asséptica, ele é o metal perfeito para se criar um ambiente controlado onde existe a menor incidência possível de vírus, corpos estranhos e germes.

Na próxima vez que você for a um hospital ou posto de saúde, dê uma olhada nos objetos que te cercam e com certeza você vai perceber que a maior parte deles é composta de inox e onde ele não está presente é provavelmente porque não é um objeto que entra em contato direto com os pacientes.

O metal que revolucionou o mundo também está  presente nas nossas melhores instituições de saúde, não é de se espantar!